sábado, 4 de junho de 2016

BREVE RELATO DA REUNIÃO INFORMATIVA DE 04/06

Hoje aconteceu a reunião da Comunidade EA no Auditório da Aplicação conforme decisão da Assembleia de 31/05.

Participaram dessa reunião a professora de teatro e diretora da APM Adriana Oliveira, a psicóloga da EA Ana Melo, a orientadora Marlene Isepi, a representante do DCE e ex-aluna da EA Thais Bueno e algumas famílias: três do 1ºEF, uma do 2ºEF, uma do 5ºEF, uma do 6ºEF, uma do 9ºEF e uma do 1ºEM.

Conforme combinado foram passadas informações a respeito da Greve Parcial de professores e funcionários da EA.

Além disso, informes das assembleias de alunos, professores e plenária unificada realizadas em 03/05 também foram passados aos presentes.

Houve esclarecimentos sobre como os professores dos diferentes ciclos estão organizando as atividades de mobilização junto aos alunos.

Houve ponderações acerca da baixa adesão à reunião no sábado, pedida pelas famílias e sobre a construção da mobilização de toda a comunidade no contexto da greve na USP e no contexto político do pais, em espacial no tocante à educação pública.

Nesse sentido, foram apresentadas algumas propostas e ponderações:

Ponderações:
- As pautas da EA são as pautas dos demais segmentos em greve na USP, logo, é necessário construir um movimento mais conjunto em toda a USP.

Propostas: 
- Criar  um comando de greve composto por representante de funcionários e por um professor de cada ciclo, para acompanhar a agenda da greve na USP e fazer os contatos na tentativa de unificar e fortalecer os atos. Foi proposto também que os pais representantes de sala pudessem estar em contato direto com esse comando de greve, a fim de agilizar/melhorar a comunicação.
- Criar um Mural da Greve no mural de vidro próximo ao orelhão em frente à EA;
- Encaminhar da agenda da greve parcial da EA para o SINTUSP, a fim que seja publicada no boletim.

Além disso, o grupo fez a reflexão de que estamos em um momento de exceção na Universidade e que a Greve é muito dinâmica, ou seja, que a agenda da Greve Parcial da EA pode se chocar com as agendas do movimento grevista na USP. Um exemplo foi a lembrança do trancaço que está previsto para o dia 09/06, dia em que há aula normal na EA.

Também conversamos sobre as propostas para o DIA DE MOBILIZAÇÃO NA EA - 08/06.
 As propostas tiradas até agora nas assembleias foram: café da manhã coletivo, atividade de mobilização/organização na EA, saída em ato com "apitaço" passando pela FE, Creche Central rumo à Reitoria (os apitos já foram adquiridos com verba de contribuições para fundo de Greve da EA recolhido pelo professor Felipe Tarábola -Sociologia).

Foi uma conversa muito bacana! :-)


Caso eu tenha esquecido algo, peço aos presentes que complementem com as informações que julgarem necessárias nos comentários.

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE!

5 comentários:

  1. Obrigada Adriana!
    Mandei uma sugestão na lisa aplicação, mas vou compartilhar aqui também para as famílias e os alunos.
    Vi no boletim do Sintusp que no dia 8 terá uma APRESENTAÇÃO TEATRAL DA CIA DO LATÃO.
    QUA 8/JUN 14H - NO SINTUSP

    Não sei como será essa apresentação, mas poderia constar na nossa programação,saímos em passeata da escola 12h, passamos pela creche, pela feusp, paramos em frente a reitoria fazemos um apitaço lá também e depois vamos para o sintusp com os alunos ver a peça, o que acham????
    Também seria interessante pedir para que nossa mobilização apareça no boletim do sintusp, de preferência com as nossas pautas (falta de professores - química, educação especial, ciências, fund I, matemática, sem perspectiva de contratação) falta (inexistência) de merenda, a não efetivação do estatuto do magistério, a parquinho fechado por falta de manutenção/restruturação, quadra de esportes sem cobertura, redução das cópias coloridas diminuindo a qualidade dos materiais produzidos, burocratização e criação de condicionantes que não depende de nós para a realização das saídas de estudos e estudos do meios, constante ameaça de corte dessas saídas, falta de manutenção dos prédios, etc) e após nossa lista de reivindicações poderia constar nosso repúdio ao corte de ponto dos funcionários em greve e mobilizados, que foi aprovado pela nossa plenária na sexta. Após o ato podemos pedir também a divulgação das fotos no boletim do sintusp!

    ResponderExcluir
  2. Faltou informar que tivemos a participação de um aluno do 6o ano :-)

    ResponderExcluir
  3. PARALISAÇÃO PARCIAL NA ESCOLA DE APLICAÇÃO
    PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

    • Reivindicação salarial de 12,34% Já
    • Contra o Desmonte da Universidade de São Paulo
    • Abertura de Edital para concurso de professores: 01 professor de química (atualmente temos temporários - 2 Técnicos de Nível Superior - deslocados de suas unidades), 01 Professor para a Educação especial, 01 Professor de ciências, 01 Professor para o Fundamental I, 01 Professor de matemática, 01 Professor de Geografia
    • Construção de Refeitório
    • Distribuição diária de merenda
    • Efetivação do Estatuto do Magistério na Escola de Aplicação
    • Reabertura do Parquinho, fechado por falta de manutenção/reestruturação,
    • Reforma e cobertura da quadra de esportes
    • Normalização do uso da máquina de xerox para cópias coloridas, visto que diminuiu a qualidade dos materiais produzidos
    • Manutenção das saídas de Estudos, bem como os Estudos de Meios
    • Manutenção e reforma dos Bloco A, B e C
    • Manutenção das áreas verdes da Escola de Aplicação
    • Manutenção e Reforma da Horta Laboratório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante a mobilização. Parabéns a Thais Bueno que representou xs ex-alunxs na assembleia.

      Excluir
    2. Ótima essa pauta Sonia, podíamos por num cartaz, deixar na frente da escola, ou imprimir e colocar ao lado do calendário de mobilização no painel de vidro.

      Excluir